Monitoria

Em 2018 participei como bolsista do projeto “Apoio ao Ensino de Técnicas de Programação de Computadores” no qual dei monitoria em três disciplinas:

  • Algoritmos e Estruturas de Dados I – uma hora semanal de atendimento presencial, uma hora semanal de atendimento online, tradução e adaptação de exercícios da plataforma Hackerrank para o português, criação de test cases e gabaritos para os exercícios.
  • Programação Orientada a Objetos – quatro horas de presença nas aulas, duas horas semanais de atendimento presencial, elaboração de alguns exercícios.
  • Programação Estruturada – duas horas semanais de atendimento presencial, correção de cerca de 350 exercícios de alunos, criação de gabaritos para os exercícios.

Apesar de ter gostado de quase todo o trabalho que fiz (me senti meio inútil em POO), pouquíssima gente comparece às monitorias (não posso culpá-los, eu também não ia quando cursei as disciplinas). Ajudei um, dois e seis aluno em cada uma das matérias, respectivamente. Não sei se fizeram uso dos meus gabaritos.